Em Natal, Lei Lucas Santos incluirá campanha de conscientização sobre uso das redes sociais e combate ao cyberbullying

O vereador de Natal Anderson Lopes protocolou, na Câmara Municipal de Natal, um Projeto de Lei que institui a Campanha Agosto Verde, cujo objetivo é conscientizar sobre o uso saudável das redes sociais e o combate ao cyberbullying em âmbito municipal. A Lei receberá o nome de Lucas Santos, jovem encontrado sem vida na última terça-feira (3) após ser vítima de comentários ofensivos em rede social.

De acordo com o texto do projeto, durante o mês de agosto, deverão ser promovidas diversas atividades de conscientização, entre elas, a realização de campanhas educativas em escolas das redes pública e privada, além da promoção de palestras, veiculação na mídia e a iluminação de prédios públicos com a cor verde. Em âmbito escolar, os projetos podem incluir os crimes cibernéticos, além de matérias congêneres que eduquem sobre como diagnosticar, denunciar e evitar práticas abusivas e ofensivas na internet.

De acordo com o vereador propositor do projeto de lei,  é preciso encontrar formas de evitar que novas vidas sejam ceifadas em virtude de agressões em redes sociais. “Ataques gratuitos de ódio a pessoas públicas e/ou anônimas vêm, infelizmente, se tornando cada vez mais comuns no ambiente digital. Parece que as pessoas se escondem por trás de uma tela para disseminar um ódio sem motivo e por qualquer ‘razão’ . Isso é inaceitável. A vida de muitos jovens está sendo disseminada por conta disso. Precisamos, portanto, cuidar não só da saúde mental, em especial, dos jovens, mas também buscar formas de promover a conscientização de toda a sociedade sobre crimes como o cyberbullying que tragicamente vitimou o adolescente Lucas Santos”, pontua Anderson Lopes.

No último dia 03 de agosto, a morte do jovem Lucas Santos, de 16 anos, ganhou repercussão nacional. Filho da cantora Walkyria Santos e de César Soanata, como é conhecido no meio artístico, o adolescente foi encontrado sem vida após ser vítima de comentários ofensivos em vídeo publicado em rede social.