IR 2021: Receita Federal envia cartas a 5.707 contribuintes do RN que estão na malha fina

A Receita Federal está enviando cartas com alertas aos contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021. Já foram enviadas 5.707 cartas a contribuintes do Rio Grande do Norte. O objetivo é avisar aos contribuintes que, em caso de erro na declaração apresentada, este é momento para providenciar a correção, enviando uma declaração retificadora.

As cartas foram enviadas entre os dias 9 e 12 do mês de julho para os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em anos anteriores, essas cartas eram enviadas somente nos meses de setembro e outubro. A declaração retida em malha é aquela que apresenta ‘pendência no extrato’. Para saber a situação da declaração de imposto de renda (DIRPF)2021 apresentada à Receita Federal, é necessário consultar o extrato do processamento da declaração, no serviço ‘Meu Imposto de Renda’, disponível no e-Cac. Não é necessário comparecer às unidades da Receita Federal.

Regularizando a declaração antes de ser intimado ou notificado pela Receita Federal, o contribuinte evita a autuação e cobrança de multas. Depois de receber intimação ou notificação, não é mais possível corrigir a declaração apresentada.

Portal G1