Natal terá lei que garante medidas sustentáveis na construção civil

Sustentabilidade como prática na construção civil. Esse foi o tema do projeto de lei 228/2018, de autoria do ex-vereador Sérgio Pinheiro e subscrito pela vereadora Nina (PDT), que foi aprovado hoje (27) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Natal. De acordo com o texto, 30% do material usado nas obras executadas pela Prefeitura do Natal deverá ser proveniente de resíduos sólidos recicláveis. Também fica estabelecido que seja assegurada a proteção ao meio ambiente, mediante o emprego de técnicas sustentáveis nas obras. Inclusive, com reutilização de água.

“O nosso objetivo é garantir que antes, durante e após as obras, sejam feitas ações que reduzam os impactos ambientais e proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Sustentabilidade é a palavra-chave para o desenvolvimento da construção civil “, destacou a vereadora Nina.

Segundo o Conselho Internacional de Construção, esse segmento é o que mais explora e consome recursos naturais, além de utilizar energia de forma intensiva, gerando impactos ambientais consideráveis. Um projeto de construção no modelo sustentável, é capaz de reduzir em 40% o uso de água, 35% a emissão de gás carbônico e 65% o desperdício.