PIB cai mais de 1% no primeiro trimestre de 2020

O Produto Interno Bruto do país registrou queda de 1,5% no primeiro trimestre de 2020. Os dados são comparados diretamente ao trimestre anterior. Em valores correntes, chegou a R$ 1,803 trilhão. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a economia recuou 0,3%.

Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais divulgados nesta quinta-feira (29) pelo IBGE. O PIB é a soma de bens e serviços produzidos no Brasil.

De acordo com o IBGE, essa queda interrompeu a sequência de quatro trimestres positivos e marca o menor resultado desde o segundo trimestre de 2015 (-2,1%). Com isso, o PIB está em patamar semelhante ao que se encontrava no segundo trimestre de 2012.

De acordo com a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a retração da economia foi causada, principalmente, pelo recuo de 1,6% nos serviços, setor que representa 74% do PIB. A indústria também caiu (-1,4%), enquanto a agropecuária cresceu (0,6%).

A coordenadora credita a queda ao estado de pandemia reconhecido em 11 de março pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por conta do coronavírus. No Brasil, o estado pandêmico foi reconhecido em 20 do mesmo mês quando entrou em vigor o decreto de calamidade pública.