Museu Solar Ferreiro Torto bate novamente recorde de visitas em 2019

Enquanto muitos dos monumentos históricos encontram-se fechados e em estado deplorável pelo país afora, o Museu Solar Ferreiro Torto continua batendo recorde de visitações, inclusive o prédio recebeu melhoramentos da Secretaria Municipal de Infraestrutura recentemente.

Em 2019, foram registradas quase 13 mil visitas guiadas, sendo em sua maioria de estudantes que buscam no local a visualização do que é aplicado em sala de aula, como, por exemplo, o local do 1º morticínio impetrado pelos holandeses em terras potiguares, relata o secretário municipal de Cultura e Turismo de Macaíba, Marcelo Augusto Bezerra. Um recorde batido em relação a todos os anos anteriores. Em 2017, pela primeira vez, a marca de 10 mil visitantes foi superada.

A maioria dessas visitas constitui-se de caravanas escolares vindas de cidades vizinhas, incluindo a capital potiguar – Natal – e de diversas outras partes do Rio Grande do Norte, como o Seridó e a Região Oeste. Na sequência, vem o público da terceira idade. Outra parcela significativa é a dos profissionais de fotografia, completou o secretário Marcelo.

Solar Ferreiro Torto

Patrimônio histórico tombado pela Fundação José Augusto, o Museu Solar Ferreiro Torto abriga em seu acervo 250 fotografias de personalidades e momentos da história política, social, econômica e religiosa de Macaíba. O espaço foi reinaugurado como complexo turístico e cultural em 2003, na administração do prefeito Fernando Cunha.

Um dos mais belos espaços públicos do estado, às margens do Rio Jundiaí, o local, que abrigou o segundo engenho da capitania do Rio Grande do Norte, também conta uma rica diversidade de espécies de fauna e flora como aves, crustáceos, palmeiras-imperiais e coités.

O Solar está aberto para visitação das 8h às 16h, de terça a sexta e sábado e domingo, das 9h às 15h. Para agendar uma visita ao local, basta ligar para o número 3271-6524 ou para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pelo número 3271-6562.

Assecom-PMM