Duas potiguares vão integrar delegação brasileira em conferência da ONU sobre combate às mudanças climáticas

Duas jovens potiguares foram selecionadas para integrar a delegação brasileira que vai participar da Conferência do Clima (COP25), conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) com foco no combate às mudanças climáticas. Giselli Cavalcanti e Gabriela Baess são articuladoras da Engajamundo, uma organização não-governamental (ONG) que aproxima jovens de pautas socioambientais.

Um dos exemplos da atuação da ONG é o EduClima, um projeto de educação ambiental feito para o público jovem focado no tema das mudanças climáticas. Elas vão se juntar a outros dez jovens brasileiros que vão participar da conferência.

Giselli, 25 anos, é psicóloga de formação e atua em projetos de educação ambiental em Natal. Gabriela, 27, é formada em gestão de políticas públicas e em relações internacionais, e é participante ativa de movimentos ambientalistas na cidade.

Marcada anteriormente para acontecer no Chile, a conferência foi cancelada pelo presidente local, Sebastián Piñera, e vai acontecer em Madri, capital da Espanha. Desta forma, a dupla precisa reorganizar a logística e vai precisar de ajuda para poder participar do evento.

Para isso, elas organizaram uma campanha de financiamento online. Aberta até a próxima quinta-feira (14), as potiguares só terão acesso à verba caso a meta inicial, de R$ 25mil, seja alcançada. “A participação da juventude nesses espaços, especialmente do global sul, é essencial. Precisamos levar nossas pautas e entender quais decisões estão sendo tomadas”, ressaltou Giselli.