Aplicativo adquirido pelo Governo do Estado facilitará as aquisições pelas organizações comunitárias

Com objetivo de gerar autonomia nas cooperativas e associações beneficiadas por projetos do Governo do Estado, o Governo Cidadão, através […]

Com objetivo de gerar autonomia nas cooperativas e associações beneficiadas por projetos do Governo do Estado, o Governo Cidadão, através de uma parceria com o Banco Mundial e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia (CAR), lançará um aplicativo para smartphones que possibilita os beneficiados criarem e acompanharem os próprios processos de licitação. A inovação foi apresentada nesta terça-feira (26) em reunião na Unidade de Gerenciamento do projeto.

Batizado de “Sol” – Solução Online de Licitação –, o aplicativo vem para facilitar o acesso de todos aqueles envolvidos nos processos licitatórios para aquisição de bens, obras e serviços. A maioria dessas instituições, localizadas em áreas rurais e afastadas de centros urbanos, tem dificuldades de encontrar fornecedores qualificados e interessados em participar das suas licitações. As associações poderão abrir os processos a partir do preenchimento dos dados e o aplicativo vai permitir o acompanhamento gerencial de todas as etapas, garantindo o melhor preço para a aquisição, priorizando a aplicação dos recursos na economia local e o cumprimento de todos os requisitos legais de forma automatizada e transparente.

“Vimos que o processo licitatório nas entidades muitas vezes resultava em erros. Vários terminavam não finalizando por falta de fornecedor, por nas regiões das comunidades não haver empresas suficientes para atendê-los. Isso nos levou a pensar num aplicativo para facilitar a entidade em si, mas também nós como projeto, como financiadores dos recursos, para que tivéssemos um melhor controle”, explicou Walter Ribeiro, coordenador de Tecnologia da Informação da CAR.

Rolar para cima