Zenaide Maia participa de audiência e fica indignada com posição do Ministro da Educação

A senadora Zenaide Maia participou no fim da manhã desta terça-feira (26), da audiência pública realizada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), com a presença do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez. Convidado para apresentar as diretrizes e programas prioritários da pasta durante o atual governo, Vélez Rodríguez presentou sua visão sobre a educação. Também falou, entre outros temas, sobre o programa Escola Sem Partido, defendido durante a campanha eleitoral.

Zenaide Maia apontou uma preocupação em reação aos cursos de medicina. A senadora lembrou que em 2018, o Ministério da Educação proibiu novos cursos de medicina e até novas vagas para cursos já existentes, tanto em instituições públicas como privadas. A moratória de cinco anos foi atribuída pelo MEC para nivelar a qualificação do ensino. A senadora questionou: “Gostaria de saber se o senhor ministro pretende manter o “menos médicos” mesmo que seja em detrimento do sonho de milhares de estudantes fazer medicina?”.

O Ministro respondeu com outro assunto informando que essa questão da formação dos médicos está sendo estudada pelo MEC e os médicos que estudaram fora e que querem validar os diplomas também terão uma solução. Prometeu empenho para resolver o assunto.

Após audiência, Zenaide Maia disse que está indignada com a forma que o ministro se posicionou de mudar a cultura. Segundo ela, a cultura fala de onde viemos, onde estamos e para onde vamos. Não se pode mudar.