perf_ACM_Neto_Bonfim_foto_Valter_Pontes_AGECOM13

LOUVOR AO SENHOR DO BONFIM LEVA MILHARES DE FIEIS À COLINA SAGRADA EM SALVADOR

Momentos de fé, de agradecimento e de esperança predominaram o cortejo da Lavagem do Bonfim, que levou milhares de fieis até à Colina Sagrada na manhã desta quinta-feira (16). O ponto de partida de uma das maiores festividades religiosas de Salvador e que, pelo primeiro ano, é realizada como Patrimônio Imaterial Nacional, foi dado às 8h, com a cerimônia interreligiosa celebrada em frente à Igreja da Conceição da Praia, no Comércio. Uma hora depois, as baianas iniciaram a caminhada de quase oito quilômetros até o Bonfim, que contou também com a participação de grupos culturais, moradores, turistas e autoridades, como o prefeito ACM Neto, o governador Jaques Wagner, a ministra da Cultura, Marta Suplicy e demais políticos, todos com muita animação.

Uma das primeiras baianas a chegar ao adro, por volta das 12h, foi Ana Lucia Figueiredo, do terreiro Oyá Sirê. Devota de Senhor do Bonfim e Oxalá, ela contou que, há seis anos, participa do cortejo para pagar uma promessa de conseguir mais saúde. A cerimônia da lavagem do adro da igreja com sal grosso, folhas e água de cheiro, além da exposição da imagem do Nosso Senhor do Bonfim no alto do templo religioso, como uma bênção aos participantes, emocionou a muitos soteropolitanos e turistas. Um deles foi o aposentado Benedito Araújo da Silva, de 81 anos, que veio da Baixa do Fiscal segurando um ramo de angélica e afirmou que sempre demonstrou devoção ao Senhor do Bonfim.

Presente na ocasião, o prefeito ACM disse que o objetivo maior de participar da festa durante todos esses anos é renovar a fé e as homenagens ao Senhor do Bonfim, além de ter aproveitado para pedir mais força para uma Salvador melhor em 2014. Ele destacou também o potencial turístico da manifestação religiosa. “Só em Salvador a gente tem uma festa com essa emoção, energia e diversidade”.

perf_ACM_Neto_Bonfim_foto_Valter_Pontes_AGECOM13

 

perf_ACM_Neto_Bonfim_foto_Valter_Pontes_AGECOM16

 

perf_ACM_Neto_Bonfim_foto_Valter_Pontes_AGECOM19_1

{module Banner Entre Notas}