carangueijoS6303778

CARANGUEJO IRREGULAR

Equipes de fiscalização do Ibama em conjunto com a Polícia Militar Ambiental (Cipam) apreenderam na manhã deste sábado (22) quase 160 kg de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) que seriam comercializados irregularmente em Natal, RN. A primeira apreensão – 30 kg – ocorreu na feira do bairro do Alecrim. Alguns vendedores ambulantes fugiram, abandonando suas “cordas de caranguejo” no meio da rua. Depois de examinados, constatou-se que muitos deles estavam abaixo do tamanho mínimo permitido para captura, que é de 6cm de carapaça.

A segunda e maior apreensão ocorreu no Bairro de Lagoa Azul, onde o comerciante de camarão e pescados Carlos Alexandre Santana tinha em cativeiro 96 kg de caranguejos prontos para serem repassados a outros vendedores ou a bares e restaurantes. Santana afirmou saber que está em vigor o período de defeso e que cometia uma irregularidade, mas disse que resolvera “arriscar”. Foi multado em R$ 2.620,00 e deverá responder a processo por crime ambiental – se condenado, a pena pode chegar a 3 anos de reclusão.

A terceira apreensão ocorreu nos manguezais de Igapó, nas margens do rio Potengi. Cinco moradores da região, em visível estado de pobreza, coletavam caranguejos para consumo próprio. Com eles havia cerca de 30 kg de crustáceo. Todos receberam advertência e foram orientados a não capturar caranguejos na época do defeso.

carangueijoS6303778

{module Banner Entre Notas|none}