SICOOB POTIGUAR AVANÇA COM PROJETO DE INTERIORIZAÇÃO NO RN

O Sicoob Potiguar está em pleno projeto de interiorização no Rio Grande do Norte. Nesse processo, a cooperativa tem apresentado às prefeituras uma proposta ampla de parceria, onde são beneficiados os servidores municipais e o segmento empreendedor da cidade, além da própria comunidade como um todo, com o apoio da instituição em ações sociais estratégicas na cidade. Muitos municípios já perceberam os benefícios da adesão ao cooperativismo financeiro e entraram na parceria. É o caso das cidades Elói de Souza, Pedra Grande e Parazinho, com acordos já fechados. E há conversas adiantadas com outras prefeituras que estão entrando em contato.

Com a parceria, o Sicoob Potiguar abre a conta dos servidores municipais na cooperativa, garantindo um portfólio de serviços com condições especiais, dentre os quais, o empréstimo consignado (modalidade de crédito com desconto na folha de pagamento). No caso da consignação, as taxas são de até 2%. Ou seja, bem menores que as cobradas pelos bancos tradicionais, que em média são na ordem de 6%. Com relação ao comércio local, principalmente os pequenos e médios empresários, a cooperativa também propõe produtos e serviços com condições diferenciadas. Segundo a Diretora Executiva do Sicoob Potiguar, Anacelly de Paula, algumas das taxas são até 30% menores que as praticadas pelo mercado convencional.

“Poder apresentar o cooperativismo financeiro para as cidades do interior do nosso estado é uma realidade. Estamos muito empolgados em avançar nesse processo. É uma parceria que fomenta desenvolvimento regional”, diz Anacelly. “Levar justiça financeira para as regiões e prosperidade para comunidade é nosso propósito”. Outro ponto importante da parceria com os municípios é o apoio a projetos sociais que geram emprego e renda. Essa ação é feita em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Norte (Sescoop/RN) e com a Organização de Cooperativas do Estado do RN (Ocern).

Como cada cidade tem uma dinâmica própria, esse apoio é desenhado de forma personalizada para cada localidade. “Há municípios onde vamos apoiar os agricultores familiares trazendo técnicos para aperfeiçoar a produção, além de também oferecer empréstimos com condições específicas para aquisição de máquinas e equipamentos de irrigação, por exemplo”, comenta Anacelly. “Em outra prefeitura, a parceria visa capacitar os moradores da cidade tornando-os aptos para serem contratados por uma empresa que está instalando um parque eólico no município”.

A diretora executiva do Sicoob Potiguar destaca ainda o círculo virtuoso de prosperidade cooperativa. Ela ressalta que ao se associar, os moradores da cidade se tornam mais que clientes, são cooperados, com participação nas decisões e nos resultados financeiros da instituição, de modo que as sobras anuais da cooperativa são distribuídas entre os associados, fazendo com que esse montante seja reinvestido na própria comunidade, fomentando a economia local. “É uma parceria em que ganham os servidores, o comércio, a comunidade e a cooperativa”, resume Anacelly.