Júlio Alves: a história do advogado potiguar que está fazendo sucesso como jurista nos EUA

Cada vez mais, o número de brasileiros que estão passando pelo movimento migratório para o EUA está crescendo. Capital precioso ao país, os profissionais expandem seus horizontes internacionalmente como é o caso do advogado potiguar Júlio Henrique de Macedo Alves, que em 2018 decidiu, prevendo um agravamento da crise econômica pela qual o Brasil já passava no período, aplicou para mestrados nos Estados Unidos, tendo obtido uma bolsa por suas conquistas profissionais na Universidade de Fordham Nova York e hoje atuando em um escritório que trabalha com a imigração para clientes brasileiros.


Natural de Natal/RN, Júlio ganhou destaque no cenário jurídico regional junto ao escritório Zamenhof, Gurgel & Macedo, antes de alcançar visibilidade internacional. Foi na capital potiguar que concluiu sua graduação em Direito e onde iniciou a sua carreira em um escritório de advocacia. Formado pela UFRN, tem passagem pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. “Sempre soube que tinha vocação para a advocacia, porque sempre gostei de defender minorias e suscitar temas polêmicos pelo amor ao debate”.


Júlio teve inspiração na história do seu pai. Esse foi o primeiro e único de seis filhos a cursar ensino superior. O caminho trilhado por ele inspirou os quatro filhos: Júlio e seus três irmãos são todos formados em Direito. Sua busca por conhecimento o levou a conquistas no solo brasileiro, tal como fazer parte da UNEDI, união de juristas que é responsável por pesquisa e extensão do Direito Internacional, e a qual organiza anualmente a SOI – Simulação de Organizações Internacionais em conjuntos com Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como a publicação de artigos científicos em livros e revistas de nomes, como o JusBrasil.
Ganhando cada vez mais destaque na área com sua performance exemplar, Júlio é, hoje, Advogado Internacional, se especializando em imigração, tendo contato, em maioria, com clientes executivos que desejam expandir seus negócios para os Estados Unidos ou pessoas de habilidades excepcionais. O escritório que atua trabalha com imigração para clientes brasileiros. “Sou muito grato de estar onde estou. Sei que não é um período fácil para ninguém, e eu batalhei bastante para chegar aqui. Estou solidificando meu nome no cenário internacional, e espero que esteja dando orgulho aos meus pais, que mesmo com dificuldades me deram todas as oportunidades e me possibilitaram alcançar meus objetivos”, diz.


Quanto aos próximos passos, o profissional recentemente passou no Bar Exam de Nova York (Associação de Advogados para os nova iorquinos que se assemelha ao que é a OAB para o Brasil), estando apto a exercer advocacia no Brasil e EUA. Nos parece que a brilhante carreira de Julio está apenas começando.