Comissão de Saúde da Câmara realiza visita de fiscalização às UPAs de Natal

Quatro unidades de pronto-atendimento da capital potiguar foram visitadas pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal, nesta segunda-feira (17). Participaram da atividade fiscalizatória, a vereadora Camila Araújo (PSD) e os vereadores Preto Aquino (PSD), Herberth Sena (PL), Luciano Nascimento (PTB) e Giovane Peixoto (PTB). A primeira parada foi na UPA do Conjunto Pajuçara, Zona Norte, onde os parlamentares encontraram o atendimento parcialmente interrompido por causa de problemas elétricos.

A UPA Potengi, segunda unidade no roteiro da Comissão de Saúde, apresentou um aumento significativo na procura por atendimento, inclusive com pessoas esperando na calçada, sobrecarga causada pelos problemas na UPA Pajuçara. A terceira UPA a ser fiscalizada pelos vereadores foi a da Cidade da Esperança, a maior da cidade, que só em abril realizou 7.723 atendimentos. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, a área de pediatria da unidade da Zona Leste foi impactada, todavia, a direção assegurou que o serviço atende a população a contento.

Já na Cidade Satélite, a UPA responde por uma demanda semelhante à encontrada na Cidade da Esperança. “O objetivo é fiscalizar a prestação de serviço à população. Como resultado das visitas, será elaborado um relatório pelo grupo temático, que será posteriormente enviado para a Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de mais uma iniciativa em prol da melhoria dos serviços públicos prestados ao povo natalense”, afirmou o vereador Giovane Peixoto.

Ao final do percurso, os integrantes da comissão constataram deficiências comuns nas UPAs, como número insuficiente de cadeiras de rodas, lixeiras de pedal e demora nas transferências dos pacientes. O presidente da Comissão de Saúde, vereador Preto Aquino, fez um balanço das visitas. “A despeito das dificuldades que encontramos nas quatro unidades, para as quais vamos cobrar providências, o funcionamento de ambas acontece de forma satisfatória, no geral. Os atendimentos acontecem de domingo a domingo, recebendo pessoas de toda a região metropolitana”.

0 comments on “Comissão de Saúde da Câmara realiza visita de fiscalização às UPAs de NatalAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Blog do Rodrigo Loureiro