VÍDEOCLIPE EXPERIMENTAL “PORTO DO MADEIRO” DE DÁCIO GALVÃO TEM PARCERIA COM CID CAMPOS, AUGUSTO CALÇADA E LUCILA MEIRELLES

A arte do vídeo experimental volta ao rol de produção do escritor, poeta e professor Dácio Galvão, secretário de Cultura de Natal. No recém finalizado videoclipe experimental “Porto do Madeiro”, Dácio comanda uma viagem poética musical com sonoridades no mar da história, em parceria com Cid Campos (composição e interpretação) e direção de videografia por Lucila Meirelles e Augusto Calçada. O vídeo será lançado quinta (27) nas redes sociais de Dácio Galvão @daciogalvao no Instagram, Facebook e YouTube.

Dácio Galvão mergulha nas lembranças afetivas em Tibau do Sul, município com ligações paternas e fonte de narrativas e da epopeia não linear. As sonoridades do fundo do mar se juntam a metáforas e a um corpus vocabular referencial a exploração francesa e suas decorrências. Há sotaque de realismo fantástico. Um cenário secular vivo aonde o tempo aparece parado e sendo o maior testemunho.

A poética de Dácio Galvão tem sonorização do amigo e parceiro Cid Campos, que acertou sua delicada forma de canto e melodia, a aspereza de pronúncias desafiadoras de certas palavras não usuais arrebanhadas no texto.

Depois da composição veio o roteiro ideográfico nas artes do videoclipe assinado por Lucila Meirelles e Augusto Calçada. Meirelles mergulhou nas imagético aquático de águas oceânicas, corais e Calçada fez conexão
com o poema “Naufrágio Antigo” de Cecília Meireles, publicado no livro Vaga Música de 1942. Resultou um delicioso clipe construtivo que refaz mergulhos poéticos na ocupação francesa do RN.