TRT-RN completa 28 anos como um dos mais atuantes do país no combate à pandemia

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) completa 28 anos nesta terça-feira (16), como um dos mais atuantes do Brasil no combate à pandemia do novo coronavírus, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No dia 16 de junho de 1992, foi instalado o TRT-RN para garantir o direito constitucional dos cidadãos potiguares de terem uma unidade da Justiça do Trabalho em sua região. De lá para cá, são 28 anos de atuação de excelência com reconhecimento nacional e pacificação de conflitos trabalhistas.

Desde o início da crise do novo coronavírus, a Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte já viabilizou R$ 15,4 milhões para ações de combate à Covid-19, figurando entre os três tribunais regionais do trabalho que mais destinaram recursos para o enfrentamento da pandemia no país.

Além disso, o TRT-RN cedeu o imóvel onde funcionava o Hotel Parque da Costeira para a instalação do Hospital de Campanha de Natal.

Presidido atualmente pelo desembargador Bento Herculano Duarte Neto e com o apoio da desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro como vice-presidente, o TRT-RN foi um dos primeiros tribunais do trabalho do país a receber o selo de 100% digital, ainda no final de 2019.

Agora, todas as ações que tramitam na 21ª Região estão no Processo Judicial Eletrônico (PJe), o que gera economicidade de insumos, de recursos, preservação ambiental, otimização do trabalho e celeridade dos processos.

Ao longo dos últimos anos, o TRT-RN garantiu a sua presença em todas as regiões do Estado, com a instalação de 23 Varas do Trabalho e um posto avançado em Pau dos Ferros.

Para complementar as atividades na capital, o Tribunal chegou, este ano, à Zona Norte de Natal com uma unidade fixa na Casa da Justiça e Cidadania, no shopping Estação, com o objetivo de atender o público de uma região bastante populosa e de aproximar a Justiça do Trabalho da sociedade.

“Graças ao empenho dos seus magistrados e servidores, o TRT-RN notabiliza-se por ser exemplo de uma justiça rápida, eficiente, moderna e transparente. Neste contexto de pandemia, reforçamos o foco em nossa principal missão: servir à sociedade”, declarou o desembargador Bento Herculano, presidente do Tribunal.