Sesap anuncia abertura de 63 leitos nos próximos 15 dias para pacientes com Covid-19

Com 219 leitos de UTI registrados no sistema para casos graves de pacientes com coronavírus, o Rio Grande do Norte registrava uma ocupação de praticamente 100% em três das quatro regiões de saúde no início da tarde desta segunda-feira (8). Mesmo com apenas 170 leitos estando efeticamente ocupados, o sistema tinha 38 unidades “bloqueadas” por problemas como falta de recursos humanos ou manutenção.

Às 13h46, o sistema Regula RN apontava que havia 50 pessoas nas prioridades 1 e 2, ou seja, que precisam ser transferidas para leitos críticos. Sete hospitais operavam com todos os leitos ocupados. Em resposta à alta demanda por leitos críticos, a Secretaria de Saúde do Estado anunciou no início da tarde que deverá abrir 63 leitos de UTI nos próximos 15 dias. No mesmo período, ainda devem ser aberto 50 leitos clínicos e dois de estabilização.

O anúncio foi feito pela subcoordenadora de vigilância epidemiológica, Alessandra Luchesi, durante a entrevista coletiva realizada diariamente pela Sesap. Ela ainda afirmou que cinco UTIs foram abertas no fim de semana em Caicó no Seridó potiguar. Essa, inclusive, era a região com maior tranquilidade nesta segunda (8), com menos de 70% de ocupação.