Início das atividades da Patrulha Maria da Penha em Natal

A Patrulha Maria da Penha iniciou as atividades, nesta segunda-feira (1°), em Natal. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) para garantir a proteção às mulheres vítimas de violência domésticas na capital. Ao todo, foram formados 100 guardas municipais, que atuarão cumprindo o roteiro de visita domiciliar e rondas pela cidade.  

De acordo com secretária da Semdes, Mônica Santos, a Patrulha Maria da Penha funciona a partir do momento em que o agressor é notificado pela Justiça sobre a medida protetiva, que o impede de se aproximar da vítima. A equipe multidisciplinar entra em ação, iniciando pelo contato com a vítima para que ela autorize o acompanhamento da ronda. A mulher recebe visitas periódicas e é monitorada por meio do contato com a Ronda da Guarda Municipal caso se sinta ameaçada. “Ao ser acionada, a Patrulha Maria da Penha age e comunica à Justiça que houve o descumprimento da medida judicial dando toda a proteção legal à vítima de violência doméstica”, relatou.

A guarda municipal M. Oliveira informou que o roteiro de patrulhamento foi inaugurado com uma “visita tranquilizadora” a uma vítima no bairro do Alecrim. O cronograma para esta segunda-feira contempla os bairros do Planalto, Felipe Camarão, Tirol, Pajuçara e Gramoré. 

A Patrulha Maria da Penha fará regularmente as rotas de patrulhamento e monitoramento nas residências onde estão as mulheres vítimas de violência ou grave ameaça, como também deve agir no sentido de promover visitas tranquilizadoras com aconselhamento de segurança e encaminhamento aos serviços especializados da rede municipal de proteção e atendimento à mulher.