ABRASEL SE PREPARA PARA ABERTURA GRADUAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS ANUNCIADA PELO GOVERNO DO ESTADO E LANÇA ‘PROTOCOLO PARA REABERTURA DE BARES E RESTAURANTES’

O Governo do Estado confirmou para a próxima quarta-feira, 10 de julho, a retomada gradual das atividades econômicas no comércio no Rio Grande do Norte. A Governadora Fátima Bezerra anunciou a decisão nessa segunda-feira, 29, em reunião virtual com empresários e entidades do setor produtivo potiguar, quando apresentou a Proposta de Cronograma para Abertura Gradual do comércio. Nessa primeira fase, que vai até o dia 14, poderão reabrir restaurantes, lanchonetes e food-parks com até 300 m2, seguindo as determinações de permitir apenas 4 pessoas por mesa, com distância de 2m (dois metros) entre as mesas e de 1m (um metro) entre as pessoas. Será proibido o consumo de bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos.

A segunda etapa da reabertura para o setor de Alimentação Fora do Lar ocorrerá apenas na Fase 3 do cronograma do Governo do Estado, que vai de 29 de julho a 11 de agosto. Poderão voltar a funcionar bares, restaurantes, lanchonetes e food-parks maiores que 300 m2; todos seguindo as determinações de 4 pessoas por mesa; distância de 2m (dois metros) entre as mesas e de 1m (um metro) entre pessoas. Fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas no estabelecimento, assim como não deve haver a realização de shows, festas e afins. Será permitida música ao vivo, desde que executada por apenas uma pessoa (músico + instrumento).

Pensando no retorno, a Abrasel tem elaborado cartilhas educativas e disseminado em suas redes informações fundamentais aos seus associados e ao mercado de uma forma mais ampla. Uma dessas ações é o PROTOCOLO PARA REABERTURA DE BARES E RESTAURANTES, importante documento que consolida ações e medidas alinhadas com as melhores práticas e recomendações da OMS e autoridades em saúde, nacionais e internacionais, a serem implementadas no estado do Rio Grande do Norte para que o setor de alimentação fora do lar possa reabrir de forma segura e gradual à população.

Esta cartilha apresenta um modelo de planejamento para a retomada do setor frente à pandemia do coronavírus com informações relacionadas às próximas duas fases a serem implementadas: RETOMADA PARCIAL e ABERTURA TOTAL das operações dos estabelecimentos de Alimentação Fora do Lar.

Vale ressaltar que as medidas propostas têm caráter de recomendação, as quais foram avaliadas e já adotadas por outras cidades, estados e países, visando a saúde da população e a segurança no estabelecimento, de seus funcionários e clientes. As particularidades de cada cidade, bairro e principalmente, empreendimento deverão ser avaliadas.

O documento tem linguagem acessível e dinâmica, com gráficos e números, e traz tópicos como: Transparência e Planejamento, Recomendações Gerais, Panorama Protocolo de Reabertura, Prevenção e Controle no Delivery – Estabelecimento e Entregador, Fase 01 – Retomada Parcial dos Estabelecimentos, Medidas de Prevenção e Controle que devem ser mantidas, Prevenção e Controle dentro do Estabelecimento, Comprometimento dos Empresários, Políticas Econômicas e de Saúde sempre andaram juntas.

Para ter acesso a outras informações acesse: https://redeabrasel.abrasel.com.br/blogs