Túnel de higienização contra coronavírus no RN

Uma construtora civil sediada em Currais Novos, cidade do Seridó do Rio Grande do Norte, desenvolveu túneis higienizadores para conter a proliferação do novo coronavírus, causador da Covid-19. O projeto é uma criação dos empresários Arlí Souza e Edson Lima, em parceria com um engenheiro químico.

Chamado de túnel da vida, o equipamento tem sensores de aproximação e pode desinfectar o vírus para impedir que as pessoas se contaminem, segundo os idealizadores. A estrutura foi montada no Hospital Regional de Currais Novos e vem sendo usada entre os profissionais da saúde desde terça-feira (5).

As pessoas precisam passar lentamente pelo túnel e fazer um giro com os braços abertos para que a solução seja pulverizada em todo o corpo durante 10 segundos.

A cabine para higienizar pessoas em sua forma mais simples funciona apenas com hipoclorito de sódio (água sanitária) e tem um custo de produção de cerca de R$ 18 mil, mas precisa do acompanhamento de um profissional treinado para regular os níveis da solução química.

Já o Túnel da Vida na versão de R$ 24 mil funciona de maneira automatizada com sensores e um sistema híbrido que faz a desinfecção com hipoclorito de sódio ou ozônio aquoso, outra substância substância sanitizante que também pode ser utilizada no combate ao coronavírus, segundo os idealizadores do projeto.