Projeto de Lei de autoria do vereador Raniere Barbosa visa realização de visitas virtuais para pacientes internados

Os tempos são outros, exigindo maiores cuidados de higiene pessoal e distanciamento social, como medida de contenção à disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Pensando nisto, o vereador Raniere Barbosa (Avante) protocolou, na manhã da última quinta-feira (28), no legislativo da Câmara Municipal de Natal um Projeto de Lei que propõe a criação da vista on-line para pacientes internados em decorrência do coronavírus ou por qualquer outra doença, que seja necessário o isolamento do paciente e a restrição de visitas.

Se aprovada e sancionada ou promulgada, as instituições de saúde, públicas e privadas, no âmbito do Município de Natal, deverão adotar meios para comunicação dos pacientes com seus familiares através de videochamada ou sistema correlato, para suprir a necessidade do paciente em se comunicar com seus parentes e familiares durante seu isolamento. Segundo o Projeto de Lei, para celeridade e viabilidade, as instituições de saúde públicas e privadas poderão utilizar os aparelhos telefônicos ou equipamentos correlato do paciente, ou cedidos por parentes e familiares para a realização da visita on-line.

Ainda de acordo com o PL, a realização da videochamada deve ser previamente agendada junto ao setor ou órgão responsável da instituição pública ou privada, na qual encontra-se internado o paciente. O tempo de duração da visita on-line (chamada de vídeo) não será inferior a 20 (vinte) minutos ininterruptos.

“Sabemos que todas as medidas de segurança nas políticas de visitas à pacientes internados diagnosticados com o novo coronavírus ou qualquer outra doença infectocontagiosa são bastante restritivas, o que é fundamental. Mas também temos o conhecimento de que esse distanciamento provoca, na maioria, bastante angústia tanto em quem está doente, quanto em seus respectivos familiares”, destacou Raniere Barbosa.

Segundo o parlamentar, a medida será realizada visando também a proteção dos profissionais de saúde, pois respeitará todos os protocolos sanitários e de segurança. Além disso, ele ressaltou que a ideia apontada neste projeto já está sendo implementada em diversos hospitais do Brasil, bem como nesta capital.

“É um exemplo de sucesso, onde o paciente tem a oportunidade de manter o contato com seus familiares. A experiência é devidamente comprovada em estudos por aumentar a imunidade emocional, colaborar com a saúde dos pacientes em isolamento, então, esperamos a aprovação deste projeto”, concluiu o vereador Raniere Barbosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa.
Contato: (84) 99807-2071 -> Emily Avelino