Começou a efetuação da restituição do primeiro lote do Imposto de Renda

A restituição do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2020 começa a ser pago nesta sexta-feira (29) pela Receita Federal. Neste ano, as datas foram antecipadas e as etapas, antes divididas em sete, passaram a ser em cinco. Assim, a última restituição será depositada no dia 30 de setembro. no ano anterior, o último pagamento foi realizado em dezembro.

Serão contemplados, na primeira restituição, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos e com deficiência física, mental ou moléstia grave. Ao todo, serão depositados R$ 2 bilhões para 901.077 contribuintes.

Para saber se a declaração foi aceita e está liberada, o contribuinte pode acessar o site da receita. Nele é possível ver as pendências e fazer a autorregulação a partir de declaração retificadora. 

A Receita disponibiliza também um aplicativo para tablets e smartphones que facilita a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com o aplicativo é possível consultar, diretamente nas bases de dados da Receita Federal, informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral. As informações são da Agência Brasil e Receita Federal.