Campanha de vacinação contra a Influenza continua em Macaíba

A Prefeitura de Macaíba segue com a campanha de vacinação contra a gripe Influenza até o dia 22 de maio de 2020, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF). O dia 9 de maio, um sábado, será o dia “D” de mobilização nacional da campanha que, nesta primeira fase, conta com mais de 90% dos idosos e todos os profissionais de saúde do município vacinados.

A expectativa é que todos os idosos do município sejam vacinados até o próximo dia 16 de abril, uma quinta-feira. A próxima fase começará nesta data e tem como foco os professores das escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

No dia 9 de maio terá início a terceira fase da campanha, que visa vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos de idade; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; adultos de 55 a 59 anos de idade.

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar a campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao novo coronavírus (COVID-19). Com isso, pretende-se proteger a população contra a gripe além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas desta doença são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de Influenza na população.