Eleições Municipais Podem ser Adiadas Para 2022

Por causa da pandemia do novo coronavírus, senadores defenderam o adiamento das eleições municipais deste ano para 2022. Para isso, pelo menos dois parlamentares já estudam propostas de emenda à constituição (PECs), que são necessárias para o avanço da matéria no Congresso Nacional.

Um das propostas deve partir do senador Major Olímpio (PSL-SP). Para ele, o recurso que seria utilizado nas eleições de 2020 poderia ser empregado no combate ao coronavírus.  Outro senador que defende o adiamento é  Elmano Férrer (Podemos-PI).

Para que seja apresentada, a PEC precisa conter assinaturas de 27 parlamentares, o que pode não acontecer rapidamente, já que os trabalhos do Senado estão sendo feitos de forma remota, sem a presença dos parlamentares na Casa. Além da proposta que o senador pretende apresentar, há outras PECs em análise no Senado que pedem a unificação das eleições federais, estaduais e municipais.

No último fim de semana, a hipótese também foi levantada pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para evitar medidas eleitoreiras de combate ao novo coronavírus.