*Câmara aprova em regime de urgência Plano de Carreira dos Guardas Municipais*

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (18), o plenário da Câmara aprovou em regime de urgência, o Projeto de Lei complementar que institui o Plano de Carreira para servidores integrantes do cargo de Guarda Municipal do Natal, encaminhado pelo prefeito Álvaro Dias através da mensagem Nº 027/2020. A matéria que foi aprovada por todos os vereadores tem como objetivo estabelecer definições e regras para adoção de um plano de carreira baseado nos critérios de tempo efetivo de serviço e mérito, valorizando os guardas municipais e reconhecendo a importância das funções de comando da corporação, bem como a qualificação profissional e ascensão através de promoções internas.

Presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do RN (SINDGUARDAS), Souza Júnior destacou a importância da aprovação do regime de urgência pelos parlamentares. “Um sonho que está se concretizando, uma luta de quase trinta anos, desde a criação da Guarda Municipal em 1991. Os primeiros servidores entraram em 1992 e de lá pra cá nunca tiveram uma única e sequer promoção. E agora com essa aprovação nós vamos ter as carreiras estabelecidas, as devidas promoções e ao longo do tempo, os guardas vão poder subir na carreira”, enfatizou Souza.

“Um trabalho que também só foi possível, graças ao Presidente da Câmara, que fez a articulação junto ao poder Executivo e conseguiu tirar o sim do prefeito. Agora vamos aguardar para amanhã a sanção do prefeito para que na sexta-feira seja lei o plano de carreira dos servidores da Guarda Municipal de Natal”, acrescentou Souza Júnior.

Autor de uma emenda no projeto, que garante aos guardas reajustes anuais corrigidos de acordo com o Índice de Preço do Consumidor (IPC), o presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB) destacou a aprovação do plano e a luta da categoria.