Samu Natal realizou mais de 80 mil atendimentos em 2019

Em 2019, o Samu Natal atendeu 66.751 ocorrências, e 14.207 orientações médicas, totalizando 80.958 atendimentos. Do total de 19.289 chamados que chegaram à Central de Regulação Médica do serviço no 1º quadrimestre de 2019, 4% representam engano; informações 5%; 73% resultam em atendimento com regulação médica e 7% trote.

No segundo quadrimestre, foram 23.179 chamados que chegaram à Central de Regulação Médica do Samu, 5% representam engano; informações, 7%; 71% resultam em atendimento com regulação médica e 7% para trote, ao contrário dos demais parâmetros que tiveram uma redução. Atendimentos com orientações médicas foram 5 mil.

Já no terceiro quadrimestre, do total de 24.283 chamados que chegaram à Central de Regulação Médica do Samu, 6% representa engano; informações 12%, 62% resultam em atendimento com regulação médica e 9% transferência/Internação e 11%, para Trote. Atendimentos com orientações médicas 4.728.

De acordo com coordenador geral do Samu Natal, o médico Cláudio Augusto Câmara de Macedo, o serviço promove grande satisfação dos usuários, como atendimento de excelência. “São 17 anos de sucesso. É o SUS que deu certo. É o SUS que atende como particular. O Samu Natal é bem avaliado pelos usuários, tanto que nós temos muitas ocorrências e solicitações tanto em clínica médica, pediátrica, obstétrica e psiquiátrica. 

“O Samu Natal é preferencial no sentido de resgate de socorro imediato. Temos uma receptividade muito boa com a população. A grande procura demonstra o respeito e a confiança dos usuários com os nossos serviços. Temos uma equipe qualificada, treinada, que, além de capacitar nossos profissionais, capacita a Rede de Urgência e Emergência do município e do estado. Trabalhamos com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, condutores socorristas qualificados”, destacou Cláudio.

SOBRE O SAMU NATAL:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 Natal, criado em 17 de setembro de 2002, é um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.


O Samu conta com veículos adaptados ao cumprimento da finalidade de atendimento em Unidades Móveis de Suporte Básico (USB), quando há casos de risco de morte sem a necessidade de internação médica e as Unidade Móveis de Suporte Avançado (USA) onde destinam-se aos casos de emergência com alto risco, que exigem os cuidados médicos intensivos até a unidade de destino.

Esse serviço pode ser acionado pelo telefone 192, sendo passível de controle por equipe treinada para efetuar o ordenamento do fluxo dos atendimentos. Para atender a essa demanda, conta com nove Unidades de Suporte Básico (USBs), três Unidades de Suporte Avançado (USAs), uma equipe de Motolância e uma Central de Regulação Médica – CRU, além do Serviço de Transporte Sanitário de Natal