Prefeitura de Macaíba promove novo mutirão contra o glaucoma

A Prefeitura de Macaíba realizará um novo mutirão contra o glaucoma nos próximos dias 22 e 23 de janeiro, no centro de convivência Pax Club, das 8h às 17h. O objetivo do mutirão é combater a doença por meio da identificação precoce. O glaucoma é uma doença silenciosa capaz de causar cegueira irreversível.

O público-alvo é formado por pessoas com idades acima dos 30 anos, com histórico de Glaucoma na família, Pressão Intraocular (PIO) elevada, diabéticas, com alto grau de miopia, que fazem uso prolongado de esteroides e com histórico de trauma ocular.

Para participar, a pessoa deverá ter uma receita, um encaminhamento médico (caso seja a primeira vez), apresentar os originais e as cópias do RG, CPF, cartão do SUS de Macaíba e comprovante de residência de Macaíba no posto de saúde mais próximo de sua casa ou na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Quando diagnosticada alguma anormalidade relacionada à doença, os pacientes são medicados e passam a receber acompanhamento oftalmológico. A cada três meses, eles serão submetidos a uma nova consulta, recebendo então nova medicação antiglaucomatosa. Cirurgias também poderão ser feitas em caso de necessidade.

Foto: Márcio Lucas