UTI Pediátrica do Walfredo Gurgel será fechada por falta de médicos

A mãe de Samuel Lourenzo recebeu, nesta quarta-feira, 26, a informação que a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), em Natal, será fechada. Preocupada e sem informações detalhadas para onde seu filho, que está na UTI, será encaminhado, desabafou nas redes sociais: “Isso é um absurdo! Isso não pode acontecer! O que será de nossos filhos? Pra onde essas crianças que chegaram aqui, algumas intubadas, vão?”.

A unidade é referência em traumatologia no estado. Ao todo, cinco crianças estão na UTI, das quais duas vão ser transferidas para enfermaria, uma para UTI de adultos e outra para o Hospital Rio Grande.

A informação foi confirmada e compartilhada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (SindsaúdeRN), por meio de nota, também nas redes sociais. “Os médicos da UTI informaram à direção do Hospital, à Sesap e ao Ministério Público desde setembro deste ano sobre a situação de trabalho sob a qual estão submetidos”, detalhou.

Ainda de acordo com a nota, a UTI do Walfredo Gurguel “é a única UTI Pediátrica do estado. Em 2016, sob o governo de Robinson Faria, a UTI do Hospital Maria Alice Fernandes foi fechada também por falta de pediatras”. E conclui dizendo que “o governo de Fátima Bezerra é irresponsável e dá continuidade à política de sucateamento do SUS dos governos anteriores, pois o Estado foi alertado dos problemas da unidade e não foram tomadas providências”.

Procurada pelo Agora RN, a assessoria do Hospital, enviou uma nota em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), a qual diz que o fechamento aconteceu em virtude de não ter profissionais para fechar os três horas da escala de plantão até o fim do mês. “Pedido de exoneração de dois profissionais, férias e aposentadorias, desfalcaram escala e até o fim deste mês não haverá novos internamentos no setor”, justificou.

Nos casos em que outras crianças precisarem de atendimento de traumas no hospital, será encaminhada para equipe de urgência pediátrica. Atualmente, seis intensivistas compõem a escala de profissionais da UTI pediátrica do Walfredo Gurgel.

Segundo a assessoria, o fechamento é temporário e o funcionamento da UTI será normalizado a partir do dia 1º de janeiro de 2020. “A gestão do HMWG e a Sesap estão unindo esforços para solucionar o problema, inclusive oferecendo plantões via Cooperativa, porém, profissionais de outros serviços de saúde do RN, se recusaram a aceitar. Devido a isso, até o próximo dia 31, alguns plantões estarão descobertos, sem intensivistas pediátricos naquela UTI”, explicou.

Fonte: Agora RN.