Mais de 15 mil pessoas participaram da 1ª edição do Parnamirim Jazz Fest

Artistas renomados parabenizaram o evento e desejaram vida longa ao festival

Democratizar a boa música. Este foi o lema do primeiro Parnamirim Jazz Fest: um festival que já nasceu grande e foi parabenizado por artistas renomados da música nacional. “Diante do descaso com a arte em nosso país, integrar uma iniciativa como esta é gratificante”, comenta o pernambucano Lenine, que foi convidado pela Orquestra do Festival, criada exclusivamente para acompanha-lo no Parnamirim Jazz Fest.

Com entrada gratuita, o evento aconteceu entre os dias 20 e 22, no Cine Teatro de Parnamirim, onde a prefeitura montou uma estrutura com três palcos, para comportar até 20 mil pessoas. Ao todo, nos três dias de evento, mais de 15 mil pessoas circularam no festival. O objetivo foi resgatar as raízes jazzísticas que o município de Parnamirim adquiriu ainda nos idos da Segunda Guerra Mundial.

Para o maestro Eugénio Graça, diretor-geral e curador do evento, mesmo sendo a primeira edição, o público foi muito receptivo. “Nossa proposta foi alcançada com sucesso. Ficamos muito felizes, o público interagiu fortemente, tanto nos shows quanto nos workshops”, destacou o maestro.

O maranhense Zeca Baleiro ressaltou os benefícios para o município que incentiva a cultura: “realizar um evento como esse, em uma cidade ainda pequena, atrai não somente os moradores do município, mas das regiões vizinhas. Com isso, vem os ganhos materiais para o município”, comenta.

O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, ressalta que a proposta do festival é ficar no calendário da cidade. “Fomentar a cultura gera benefícios incontáveis. A cidade fica com um clima muito atraente. Nesta época do ano, então, nada melhor que comemorar com boa música”. Segundo o prefeito, a ideia é transformar a visão, dos moradores do local e da região, quanto ao município, pois Parnamirim está atento à relevância de estimular projetos culturais.

O presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes, ressalta que todos os trabalhos culturais desenvolvidos são promovidos com muita responsabilidade e comprometimento perante o dinheiro público. “Todo o festival foi orçado em R$250 mil reais. Realizamos o evento somente com o apoio da Prefeitura Municipal de Parnamirim. A FIERN também apoiou com a SESI BIG BAND no show da sexta-feira, com o Zeca Baleiro”, destaca.