Colônia de férias reúne tecnologia, brincadeiras e muito aprendizado

Férias, final de ano, tempo livre e muita energia. Todos os pais sabem que quando chega esta época do ano, os únicos que têm para onde correr são os pequeninos com toda a disposição e vontade de aproveitar os momentos. Nada melhor do que uma colônia de férias para encher o tempo livre da criançada, não é mesmo? Como não poderia ser diferente, neste ano, a Roboeduc preparou uma edição especial que vai focar na cultura Maker, do “faça você mesmo”, para estimular as crianças e proporcionar passatempos que unam diversão com aprendizado, sem deixar de lado, é claro, as aulas de programação, as atividades envolvendo a robótica e modelagens 3D, que já são desenvolvidas pela escola durante o ano. A programação será realizada no Complexo Tecnológico da Roboeduc, em Morro Branco, durante o período das férias.

Os pais podem respirar tranquilo porque a programação é indicada para crianças a partir dos três até os 14 anos de idade, e inclui várias brincadeiras da infância, como amarelinha, esconde-esconde e pega-pega, além das atividades do universo infantil atual. “Trabalhamos com eles brincadeiras que ficaram de lado, além de programação e robótica, modelagem 3D, oficinas de slime, YouTube e brincadeiras baseadas em filmes do universo dos heróis e das animações”, a coordenadora pedagógica da Roboeduc, Jadiliana Tavares.

Um dos principais benefícios das colônias de férias é a interação das crianças com novos colegas. Na Roboeduc, os pequenos são incentivados a desenvolverem trabalhos em equipes, importantes para promover o crescimento pessoal e ampliar o convívio com o outro. Além disso, é possível brincar e aprender ao mesmo tempo, e a Roboeduc usa isso a favor das crianças. “É mais que possível se divertir e aprender nas férias, desde que o estilo mais tradicional de ensino seja deixado de lado e que o tempo livre das crianças seja explorado com brincadeiras e atividades que possibilitem maiores estímulos. Dá para inserir conhecimentos das disciplinas da grade comum curricular nas brincadeiras, desde que não seja algo mecânico. Para as crianças e adolescentes, é preciso fazer com que eles enxerguem algum significado no que estão fazendo”, explica a pedagoga Jadiliana Tavares.

A colônia de férias da Roboeduc traz a proposta de explorar as habilidades das crianças por meio de atividades que incentivam a produção prática, manual e criativa da cultura Maker, movimento conhecido como “faça você mesmo”. “É por meio dessas atividades que as crianças e os adolescentes criam, consertam e modificam objetos da melhor maneira possível: com suas próprias mãos, o que torna essa experiência bastante significativa. É fundamental proporcionar experiências educativas no campo da diversão. As crianças ficam mais felizes e associam saberes mais facilmente. Além disso, todas as práticas realizadas incentivam a reciprocidade, respeito mútuo e trabalho em equipe, gerando um impacto muito positivo na formação infantil”, explica o diretor executivo da Roboeduc, Cássio Leandro. 

A colônia de férias tem duração de três horas, nos horários da manhã e tarde. As atividades se iniciam a partir do dia 25 de novembro e seguem até o dia 20 de dezembro, com uma pausa durante as festividades de Natal e Réveillon. A programação retorna no dia 7 de janeiro de 2020, seguindo até o dia 17 de janeiro. Durante os dias de 25 de novembro a 13 de dezembro, a programação será destinada ao público externo, devido ao período de aulas ainda estar vigente. Para os alunos da Roboeduc, as atividades da colônia serão desenvolvidas em dias que não há aula regular do curso.