Evento neste sábado aborda direitos e cuidados da pessoa com autismo

O transtorno de espectro autista (TEA) precisa ser compreendido a partir de diversas perspectivas. Com esse intuito, o TEAM & Sociedade vai discutir temas cruciais para os familiares e terapeutas de pessoas com autismo: diagnóstico precoce, direitos, escola e manejo de comportamento. O evento acontecerá no dia 26, a partir das 08h, na Associação Médica do RN, reunindo doutores especialistas nas questões que envolvem o TEA.

Estimativas apontam que só no Brasil podem existir aproximadamente 2 milhões de autistas. O advogado Dr. Tertius Rebelo, do André Elali Advogados, um dos palestrantes do evento, esclarece que já existem leis brasileiras voltadas para essa parcela da população. A Lei 12.764/2012, por exemplo, instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que foi complementada pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei 13146/2015. “Apesar da lei, temos relatos de planos de saúde que estão negando a devida assistência às pessoas com autismo e de escolas despreparadas para receber crianças e adolescentes com o transtorno, deixando famílias em uma situação delicada”, explicou o advogado.

“Problemas de Alimentação e Treino de toalete independente em crianças com TEA”, será a primeira palestra, ministrada pela Dra. Maria Carolina Martone, da Clínica TEAM. Em seguida, a Dra. Luciana Carriço, da Neurolife, vai conceder a palestra “Autismo: do olhar precoce à intervenção”. O Dr. Tertius Rebelo vai falar sobre os “Aspectos jurídicos relacionados ao atendimento de pessoas com TEA”. “Escolhendo a escola do meu filho: alguns critérios, dúvidas e nível de suporte necessário” será ministrada pelo Dr. Ricardo Martone, da Clínica TEAM. Por fim, haverá a participação de uma mãe de criança com TEA, Kátia Leal, que vai conversar com o público sobre a sua experiência. O evento termina com uma sessão de perguntas.

O investimento para participar do TEAM & Sociedade é de R$ 80 reais, e gratuito para Pais TEAM. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (84) 9 9123 2075. O evento é uma realização da TEAM – Intervenção Comportamental e Capacitação em ABA, com apoio do Instituto Lahmiei UFSCar, Neurolife e André Elali Advogados.