Encontro nacional de produção literária feminina acontece em Natal

O 3º Encontro Nacional Mulherio das Letras 2019 vai acontecer entre a sexta-feira (1º) e o domingo (3) em Natal. O evento começa sempre às 9h, na Cidade da Criança, e tem por objetivo destacar a produção literária das mulheres, tanto em âmbito regional, quanto nacional.

“Um dos principais objetivos do Mulherio das Letras é promover e valorizar a mulher na literatura, na cultura e também dentro dos espaços de produção, nos mais diversos meios de comunicação e acesso à edição. Queremos que seja estimulado o empoderamento feminino em todas as áreas”, afirma Rejane Souza, articuladora e coordenadora geral do Mulherio das Letras em Natal.

Figuras femininas importantes para a literatura, como Zila Mamede e Nísia Floresta, estarão no centro das discussões. Segundo a organização, o evento contará com a presença da escritora, freira e militante Maria Valéria Rezende, autora de diversos livros, nascida em Santos (SP), radicada na Paraíba, publicada fora do país.

Desde 2004, ela participa do Clube do Conto da Paraíba, que a estimulou a continuar a escrever ficção. Escreve ficção, poesia e é também tradutora. Além disso, é ainda ativista e participa do Movimento Mulherio das Letras, pelo qual deu a cara em sua primeira edição, em 2017, em João Pessoa (PB). Ela será responsável pela primeira palestra do Mulherio, no dia 1º, a partir das 10h30, sob o tema: “Trilhas e veredas do Mulherio das Letras: avanços e desafios”.

Outras escritoras, como Constância Lima Duarte, Regina Simon (UFRN); Rute Pinheiro, Laura Sanchez e Diva Cunha e Rizolete Fernandes, conversarão sobre o legado de Zila Mamede, contando com a presença de Maria José Mamede Galvão e Marise Adriana Mamede Galvão.

No sábado (2), o evento terá palestras sobre feminicídio, discussões sobre literatura, negritude e intelectualidade; poesia marginal e slam, resistência, dentre variados outros tema