Natal está entre as capitais com maior queda de investimentos, aponta estudo

Em comparação com o primeiro semestre de 2015 – o primeiro de gestão dos governadores e terceiro do mandato dos prefeitos eleitos em 2012 – com o primeiro semestre deste ano, a queda ultrapassa os 50% comparando janeiro a junho de 2015 com o mesmo período, capitais como o Rio Branco, Maceió, João Pessoa, Rio de Janeiro, Natal, Porto Alegre, São Paulo e Palmas registraram uma queda em seus investimentos públicos superior a 
50%, segundo estudo conduzido pelo jornal Valor Econômico.

Considerando o agregado de todos os Estados e capitais brasileiros nessa mesma comparação, os gastos de capital caíram de R$ 19,49 bilhões no primeiro semestre de 2015 para R$ 9,21 bilhões em igual período deste ano, uma queda de 52,8%.

Assim como 2019, o ano de 2015 foi o primeiro de gestão dos governadores e também foi o terceiro ano do mandato dos prefeitos eleitos em 2012. Os valores de 2015 estão atualizados pelo IPCA.

O levantamento do Valor considerou para todos os entes os investimentos liquidados informados nos relatórios de execução orçamentária. Eles não incluem as inversões financeiras nem as despesas intra-orçamentárias e abrangem 26 Estados, o Distrito Federal e 24 capitais que já enviaram os relatórios ao Tesouro.