Em São Gonçalo, Espaço Avançado do Idoso realiza palestra sobre prevenção ao suicídio

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a implementação de ações e políticas públicas eficientes podem evitar o suicídio. Em razão do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro, este mês foi escolhido para conscientizar e dar mais visibilidade à causa. Para conversar sobre o tema, a equipe técnica multidisciplinar do Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso irá realizar uma palestra, nesta terça-feira (17), das 9h às 10h, no Jardim Catarina.

O evento será aberto ao público e contará com o palestrante e psicólogo Alexandro Souza Araújo, que terá como proposta falar sobre a prevenção ao suicídio em duas dimensões: informar e co-responsabilizar a população.

“Percebo que sempre foi de relevância pública o tema do suicídio, tendo em vista sua alta expressão em nossa sociedade. A informação é um direito que assiste às pessoas tal como a saúde. Cabe aos profissionais da área informar sobre este problema, mostrar que existe e que não podemos fechar os olhos. A co-responsabilização diz respeito a uma postura ética e de um dever tanto do estado quanto dos usuários na abordagem ao suicídio. Se de um lado é dever do estado prover as condições indispensáveis ao pleno exercício da saúde, por outro lado, o dever do estado não exclui o das pessoas, empresas e sociedade. É de responsabilidade também do cidadão olhar para este problema de forma menos preconceituosa, oferecendo acolhimento e apoio emocional a essas pessoas que estão enfrentando esse problema”, explica Alexandro.

A campanha Setembro Amarelo foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de pintar, iluminar e estampar a cor amarela nas mais diversas resoluções, com o intuito de dar o máximo de visibilidade à causa.

O complexo multidisciplinar é pioneiro no atendimento e na complexidade em todo o estado, e conta com um Centro de Referência e Assistência Social; Centro Dia para o Idoso e um Espaço Avançado de atendimento à saúde do idoso, sob gestão das secretarias de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Social e Saúde, respectivamente. A psicóloga do Centro Dia, Cochise Cabral, também vai palestrar sobre o assunto.