De São Gonçalo para o mundo: atletas de Taekwondo conquistam mais quatro medalhas

Após conquistar quatro medalhas em sua primeira competição no início do mês, no Rio de Janeiro, o grupo de atletas gonçalenses de Taekwondo participou, neste domingo (22), do “Fight Open Taekwondo”, na cidade de Mauá, em São Paulo. Em sua segunda disputa, a equipe formada por jovens do Espaço de Reinserção Social Dandara trouxe para casa mais quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Thaylane, de 16 anos, foi a medalhista de ouro do evento, na categoria juvenil. Praticando a arte marcial de origem coreana há apenas dois meses, a jovem atleta quer manter o foco nos treinos para melhorar sua desenvoltura para as futuras competições.

Os treinos das usuárias do Dandara são realizados semanalmente, de segunda a sexta-feira, no próprio espaço onde estão acolhidas. Quem conduz a atividade é o professor de educação física, Romenig Hervano, que é quem inscreve e acompanha as meninas nos campeonatos.

O Dandara é um espaço de ressocialização e acolhimento, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que assiste meninas com idade entre 12 e 18 anos. Reinaugurada em 2017, a casa que fica no bairro Jardim Catarina foi reformada, com espaços ampliados, a fim de ofertar um atendimento humanizado às adolescentes. O equipamento conta com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais capacitados para oferecerem acolhimento e afeto, marcando uma nova fase na vida de cada usuária. Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana Alves, ver a dedicação dessas jovens ao esporte é motivo de orgulho para os profissionais da assistência de São Gonçalo.