Vendas do varejo potiguar têm queda de 1,3% no primeiro semestre, diz IBGE

O volume de vendas do Rio Grande do Norte ficou “empatado” em junho, na comparação com o mês de maio, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado do primeiro semestre, a variação ficou negativa (-1,3%), mesmo com as receitas nominais (sem ajuste de cálculo que leve em conta a inflação, por exemplo) crescendo 3%. No comparativo de junho com o mesmo período do ano passado, o resultado fica ainda pior: o volume de vendas caiu -2,4% no estado.

A variação de junho em relação ao mês anterior, com ajuste sazonal, ficou em 0%, seguindo uma tendência de estabilidade, no país. Em maio, o resultado foi de -0,6% e em abril, -0,1%. Porém, se considerados os valores negociados, o resultado é pior: houve queda de -0,4%.

O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e materiais de construção, também apontou perda de ritmo nas vendas, ficando com queda de 0,4% em junho, na comparação com maio, no estado. Quando considerado junho do ano passado como base, o resultado ficou em -2,5%.