Unidades de saúde, de Parnamirim, recebem programa de combate ao tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde (SESAD), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vem desenvolvendo nas UBS o programa de combate ao tabagismo. Envolvendo o tratamento com medicação e grupo-terapia, o projeto tem alcançado resultados positivos, no qual pacientes já abandonaram o cigarro, melhorando na saúde e qualidade de vida. 

Ao todo, 21 Unidades Básicas de Saúde da cidade já recebem o programa, que conta com psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, educadores físicos e terapeutas ocupacionais. A coordenadora do projeto, Ana Capitulina, falou sobre os encontros e a importância do tratamento. 

Ainda de acordo com Ana Capitulina, o ciclo do tratamento tem duração de quatro meses, onde 150 tabagistas já passaram pelo programa, que atende pessoas a partir de 14 anos.

Na manhã dessa quarta-feira (14), os pacientes se reuniram na UBS do bairro Jardim Planalto. A participação na roda de conversa, inclusive de ex-fumantes, é fundamental para o andamento do projeto, pois as experiências compartilhadas servem de motivação para os pacientes.  Para participarem do programa de combate ao tabagismo, as pessoas devem procurar a UBS mais próxima, onde serão orientadas para o início do tratamento.