Servidores públicos do Estado param atividades e fazem ato nesta terça (13)

Servidores públicos estaduais paralisaram as atividades nesta terça-feira, 13. O protesto incluiu um ato a partir das 8h da manhã, em frente à Governadoria, no Centro Administrativo.

O funcionalismo cobra a definição de um calendário para o pagamento dos salários atrasados. Parte da folha de novembro e a integralidade das de dezembro e o 13º salário de 2018 ainda não foram pagos pelo Governo do Estado. Os servidores querem também um reajuste de 16% nos vencimentos, mesmo patamar de aumento que deve ser concedido aos procuradores do Estado.

Outra reivindicação dos servidores é a realização de concurso público. A presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (Sinsp), Janeayre Souto, reclama que o Estado não realiza concurso de nível médio há 30 anos. Isso contribuiu, segundo ela, para o aumento na contratação de funcionários terceirizados (hoje seriam 11 mil nessa condição), o que compromete a arrecadação da previdência estadual e precarizaria as relações de trabalho. O Sinsp solicita, ainda, mais transparência do governo e mais diálogo entre servidores e a administração pública.