Natal recebe chefes de Estado-Maior de Defesa da América do Sul e do Comando Sul dos Estados Unidos

Natal vai sediar de 20 a 22 deste mês, no Hotel Serhs, na Via Costeira, a Conferência Sul-Americana de Defesa (SOUTHDEC 2019). Trata-se de um fórum entre os chefes de Estado-Maior de Defesa da América do Sul e o comandante do Comando Sul dos Estados Unidos. O objetivo do encontro é discutir temas de segurança e defesa da região.

A cerimônia oficial de abertura, que acontece na quarta-feira (21), às 8h30, contará com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e poderá ser acompanhada pela imprensa.

Com o tema “A Cooperação de Defesa Regional em Resposta aos Desafios Hemisférios”, estão previstas atividades como mesas-redondas e reuniões bilaterais.

Na quinta-feira (22), após a cerimônia de encerramento, está prevista uma coletiva com a presença do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, tenente-brigadeiro do Ar Raul Botelho, juntamente com o comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, almirante de esquadra Craig Faller.

Esta será a 6ª edição do evento e a primeira vez a ser sediada no Brasil. As anteriores ocorreram no Chile (2014), Paraguai (2015), Uruguai (2016), Peru (2017) e Argentina (2018).