Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Advogado

“A advogada e o advogado são, historicamente, os mais diligentes representantes dos interesses dos cidadãos e exercem um verdadeiro sacerdócio, sendo os guardiões das liberdades, da vida e do patrimônio de cada indivíduo”. Foram essas as palavras da vereadora Ana Paula (PL) ao abrir uma solenidade de sua autoria, nesta terça-feira (06), na Câmara Municipal de Natal, para entrega da Comenda do Mérito Desembargador Miguel Seabra Fagundes em homenagem ao Dia do Advogado – 11 de agosto. O ato solene reuniu operadores do Direito que militam em diversos fóruns e número expressivo de personalidades do meio jurídico do Rio Grande do Norte. 

Na ocasião, as autoridades presentes lembraram que a criação dos dois primeiros cursos de Direito do Brasil, em São Paulo (SP) e Olinda (PE), é um marco não apenas na história do ensino superior brasileiro, mas também uma referência significativa na história política do país. Em tempo: a fundação das faculdades foi motivada pelas discussões em torno da Assembleia Constituinte de 1823, convocada para a elaboração da primeira Constituição do país. Anos depois, em 1827, a ideia seria concretizada com inauguração das duas instituições.

“Um século depois, na década de 1930, começa a articulação para a criação da Ordem dos Advogados do Brasil. Ao longo desse tempo, a OAB tem sido uma instituição decisiva nos destinos da história de conquistas democráticas no Brasil, como as campanhas pelas Diretas Já e pela ética na política”, destacou a vereadora Ana Paula.

0 comments on “Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do AdvogadoAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *