Aplicativo permite denúncias de locais com foco de dengue em Natal

Após identificar focos de dengues em terrenos baldios ou em uma caixa d’água, como um cidadão deve notificar os agentes de endemias sobre o perigo? Em Natal, a prefeitura lançou um aplicativo em que é possível fazer denúncias desse tipo. As informações vão parar em um mapa interativo do “Dengue Não”, que também visa combater a doença através de recomendações e jogos interativos.

A ferramenta foi lançada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante a Campus Party, que aconteceu de 16 a 18 de agosto na capital potiguar. Na ferramenta, é possível ter recomendações sobre os mitos e verdades da enfermidade e checar recomendações de boas práticas para não facilitar a reprodução do Aedes aegypti.

Além disso, a aplicativo conta com espaço para notificações de casos de dengue (com mapa interativo, espaço para denúncia e Ranking Dengue Não) e com boletim das arboviroses. Outras funções do aplicativo são os jogos educativos para diversas faixas etárias e espaço para conhecer e registrar seus sintomas.

Dentro do app, existe um ranking com pontuação e premiação para os usuários que usam a ferramenta. Para a criação do programa, a SMS envolveu vários setores com representantes.