Sindicato dos hoteleiros protesta contra atraso de salários em Natal

Na manhã desta quinta-feira (18), os trabalhadores e representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares do Estado (Sindhoteleiros/RN) interditaram parte da rua Ulisses Caldas, localizada no bairro da Cidade Alta, para protestar em frente à Prefeitura do Natal. A classe declara que o objetivo do protesto é reivindicar os salários, vales-transportes e vales-alimentações atrasados desde o mês de abril.

O sindicato, que representa os trabalhadores do comércio de hospedagens e das empresas fornecedoras de alimentos no Estado do RN (exceção da Cidade do Mossoró/RN), afirma que 475 funcionários que trabalham em escolas como cozinheiros e auxiliares de cozinhas estão com os salários atrasados desde abril deste ano.

A diretora do Sindhoteleiros/RN, Ana Maria Costa, afirmou ao Agora RN que “não existe uma resposta da empresa e nem da Secretaria de Educação” em relação ao atraso dos pagamentos.

“Estivemos juntos no Ministério do Trabalho e a Secretaria de Educação se comprometeu a manter o diálogo com a empresa e com o sindicato, coisa que não cumpriu, e ainda ameaça os trabalhadores através de um funcionário que tem lá”, afirmou Ana Maria.

De acordo com a diretora, o indicativo de greve existe desde o dia 23 de maio, mas somente após 60 dias os trabalhadores decidiram paralisar as atividades. A representante afirma que a paralisação só terminará após o prefeito Álvaro Dias se pronunciar.

“Ninguém aguenta mais. A gente já ingressou com vias judiciais, estamos solicitando ao Ministério Público e as ações estão em trâmite. Vamos ficar em frente à prefeitura até ouvir uma resposta do prefeito, porque da Secretaria de Educação a gente não tem resposta”, assegura.