Seis paratletas da Sadef do RN foram convocados para o Parapan de Lima, no Peru

Seis atletas e dois técnicos da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN) vão representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru. A convocação pelo CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro não chegou a ser uma grande surpresa. “O Rio Grande do Norte está em um nível de competitividade muito alto, temos hoje paratletas que são referências em várias modalidades no país”, explicou o presidente da associação, Tercio Tinoco.

Entre os atletas, a maioria, 4, é mulher. Três são do halterofilismo: Renê Belcássia, Maria Rizonaide e a veterana Terezinha Mulato, que vai para o quinto Parapan da carreira. Desde a primeira convocação, em 2003, ela nunca ficou de fora da lista, é a única brasileira a alcançar essa marca. “Só eu sei o quanto ralei pro meu nome estar nessa lista. E aí penso que valeu a pena todo o sofrimento, todas as lesões, esqueço tudo que passou e me sinto pronta pra fazer tudo novamente”, diz Terezinha.

A quarta mulher da Sadef convocada é Ana Raquel Montenegro, do paraciclismo. Aos 28 anos, ela tem uma história curiosa no Parapan. Essa será a terceira participação, cada uma em um esporte diferente. “Natação, triathlon e agora no paraciclismo, depois de menos de 1 ano e meio na modalidade. Estou muito orgulhosa da minha trajetória no paradesporto”, diz Ana Raquel, que no próximo mês completa duas décadas nas competições locais, nacionais e internacionais.

Dois homens completam a lista de convocados da Sadef. No halterofilismo, Júnior França, que inclusive recebeu a notícia bem longe de Natal. O paratleta está voltando pra casa depois da participação no Mundial do Cazaquistão, no fim de semana passado, e ficou entre os 10 melhores atletas do mundo.