Governo quer erradicar analfabetismo no Estado em até 8 anos, diz secretário

O titular da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, anunciou que a pasta pretende lançar um projeto de alfabetização com qualificação profissional para a população até o final do mês de agosto. Segundo ele, o objetivo é erradicar o analfabetismo dentro de até oito anos no Estado.

Inicialmente, serão implantadas 100 turmas com 25 alunos, todos eles residentes em áreas rurais. Isso vai dar um total de 2,5 mil alunos que receberão a alfabetização com qualificação profissional no Rio Grande do Norte. Para tanto, foram contratados 100 alfabetizadores e 100 técnicos agrários que serão os responsáveis pela condução do programa.

“Nós buscamos muito a alfabetização ou a elevação da escolaridade com qualificação profissional. Temos no Estado cerca de 400 mil analfabetos. Neste projeto, cada turma terá um professor que alfabetiza e um técnico que vai dar as noções para que eles se profissionalizem”, explicou Marques.

Segundo o secretário, o plano não será colocado em prática apenas com os esforços do Governo do Estado, mas também com as forças das universidades, parte da sociedade civil organizada, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Eles se uniram ao poder público para buscar a erradicação do analfabetismo em solo potiguar.