Governo do RN realiza consulta pública para atualização do plano de recursos hídricos

O Governo do RN está realizando uma consulta pública nesta semana para atualizar Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Os eventos começaram nesta segunda-feira (22) e seguem até a próxima quinta-feira (25), passando por Assu, Pau dos Ferros, Mossoró e Natal (confira a programação abaixo).

As instituições públicas, privadas, organizações não governamentais e população estão convidadas a participar das oficinas que são promovidas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

A intenção da pasta é discutir e apresentar as atividades em desenvolvimento que tratam da revisão e atualização do plano de recursos hídricos. O estudo atual está com 65% executado e a secretaria firmou um convênio com a Agência Nacional de Águas (ANA) no valor de R$ 2,1 milhões. O plano atual do Rio Grande do Norte foi elaborado em 1999 e não sofreu nenhuma atualização integral no seu conteúdo até hoje.

“É importante que a sociedade participe da discussão apresentando suas experiências e as peculiaridades da sua região. O plano é um instrumento de gestão, efetivamente capaz de delinear as ações da política estadual de recursos hídricos”, explica Carlos Nobre, secretário adjunto da Semarh.

Nas oficinas que acontecem nestas quatro cidades, os representantes do consórcio contratado vão apresentar o que foi mapeado em relação à disponibilidade e demanda de águas subterrâneas e superficiais no RN. As primeiras propostas de intervenções de obras hídricas a curto, médio e longo prazo também serão apresentadas.