Católicos celebram solenidade do Corpo e Sangue de Cristo

Nesta quinta-feira, 20, os cristãos católicos, no mundo todo, celebram a solenidade de Corpus Christi. Na Catedral Metropolitana de Natal será celebrada missa, às 8 horas, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento até às 15 horas. Às 16 horas, será celebrada a segunda missa do dia, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Após a missa, acontecerá a procissão com o Santíssimo Sacramento, até a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta.

Os horários das celebrações das demais paróquias estão disponíveis no site da Arquidiocese de Natal. Em algumas paróquias, os fiéis enfeitam as ruas e o interior das igrejas com tapetes artesanais para a passagem de Jesus Eucarístico.

A festa de Corpus Christi surgiu no século XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon. Ela recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. Portanto, a festa de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia, ou seja, o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A solenidade acontece em uma data móvel, sempre em uma quinta-feira após as festas de Pentecostes e da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do Sacramento da Eucaristia.

0 comments on “Católicos celebram solenidade do Corpo e Sangue de CristoAdd yours →

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *