Dignidade e cidadania, como princípios essenciais para a concretização da assistência social em Guamaré

Com o intuito de beneficiar os moradores da cidade e das comunidades, garantindo dignidade e cidadania à população, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Guamaré por meio da Diretoria de Trabalho, Renda e Programas Especiais, realizou nesse mês de maio, uma ação para emissão de carteiras de identidade em parceria com o ITEP-RN.

Na ocasião, foram emitidas primeiras e segundas vias do documento. Segundo explicou a Secretaria de Assistência Social, Marisa Rodrigues, a ação foi uma extensão do Programa Prefeitura nas Comunidades, que se instalou no início desse mês em Lagoa Seca, levando diversos serviços da prefeitura, principalmente, nas áreas de saúde, assistência social, segurança, meio ambiente, educação e esporte.

Central da Cidadania

Para os próximos dias, a Prefeitura de Guamaré vai entregar a Central da Cidadania, um espaço que vai funcionar no Centro da cidade, oferecendo nove serviços gratuitamente, dentre eles: emissão de carteiras de trabalho e de identidade e consulta de débitos da Caern e Cosern. A emissão de CPF e de 2ª vias de débitos das concessionárias de distribuição de energia elétrica e água também serão ofertados à população.

Além de atender o público em geral, a Central da Cidadania terá atendimento prioritário para pessoas idosas e com deficiência, que necessitem do serviço para o acesso a benefícios na Previdência Social. O órgão mantido pela Prefeitura de Guamaré terá ainda um serviço direcionado para atender jovens, que precisem de documentos para o acesso ao primeiro emprego e trabalhadores desempregados.