Câmara debate perspectivas para fomentar o comércio do Alecrim e Cidade Alta

O cenário atual e as perspectivas para fomentar o comércio, a cultura e o turismo no Centro da Cidade e no Alecrim foi o tema debatido pela Câmara Municipal, em audiência pública nesta sexta-feira (03). Proposta pelo vereador Kleber Fernandes (PDT), a audiência contou com a participação de representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN – Fecomércio, Associação dos Vendedores Ambulantes de Natal, Associação dos Empresários do bairro do Alecrim.

O vereador Kleber Fernandes comentou sobre a importância de buscar soluções para os bairros que geram emprego e renda para a capital potiguar. “O centro da cidade e o Alecrim movimentam a economia da nossa cidade, por isso precisamos buscar soluções para os problemas enfrentados pelos comerciantes locais, com advento dos shoppings, compras virtuais, insegurança que afastaram o público desses centros comerciais. Kleber Fernandes destacou que o objetivo da audiência é definir alternativas, através de parceiras público-privada, para resgatar o interesse do natalense e do turista em frequentar os bairros. “Estamos aqui para ouvir todos os envolvidos no processo, para ouvir propostas que ajudem a trazer de volta a vida, a história, a cultura e comércio do centro e do Alecrim, despertando o interesse do turista em visitar esses bairros, e também, do natalense”, disse o parlamentar.

Mateus Feitosa, representante da Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), apresentou demandas que visam melhorar a fomentação do comércio do Alecrim. “É necessário uma revitalização do bairro em geral, com a restruturação de calçadas, reorganização dos ambulantes, padronização das faixadas e implementar trabalhos sociais no bairro que atraiam os consumidores”, explicou Feitosa. Durante o debate foi lançado pelo representante da AEBA o Fórum de Políticas Públicas do Bairro do Alecrim. “O Fórum envolve diversos órgãos públicos e privados da cidade e do estado, assim como os comerciantes, para debater e colocar em prática todas essas demandas apresentadas”, concluiu Mateus Feitosa.

Para Delfino Feitosa, presidente do Projeto Viva ao Centro da Cidade, os empresários devem unir forças e procurar mais o poder público objetivando parcerias para transformar a realidade do centro da cidade. “Não basta só reclamar, nós temos que buscar alternativas de investimentos para nossa região da cidade. Antes não havia nem decoração natalina no centro da cidade, hoje nós conseguimos, além da decoração, trazer shows, eventos, conseguimos a revitalização do Beco da Lama. Através da união a gente pode reforçar e qualificar a atratividade do centro para que a sociedade volte a frequentar o bairro da Cidade Alta”, afirmou Delfino. 

O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes de Natal, José de Anchieta, destacou que os comerciantes precisam ser ouvidos “Nós temos ideias para melhorar o comércio ambulante da cidade, o Alecrim é um comércio popular, não adianta trazer propostas mirabolantes que  nunca serão colocadas em prática. Estamos aqui para somar e esperamos bons encaminhamentos com a audiência”, disse José de Anchieta.