Câmara aprova projeto de lei do Vereador Ney Lopes Jr. que reserva vagas de estágio para idosos na Prefeitura

Os idosos estão cada vez mais atuantes no mercado de trabalho potiguar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) mostram que em 2018, no RN, a força de trabalho da população com mais de 60 anos atingiu recorde na sequência história, 94 mil idosos em atividade. Segundo o INEP, no Brasil, mais de 26 mil idosos ocupam as vagas das universidades no país.


Diante da mudança de perfil do grupo o Vereador Ney Lopes Jr. apresentou na Câmara Municipal de Natal um projeto de lei para oferecer novas oportunidades à população. O PL reserva aos idosos um percentual de 5% das vagas de estágio nas contratações da Prefeitura. A lei se aplica a admissão por processo de seleção, ou convocação imediata, de estudantes em todos os órgãos da administração pública municipal. A medida já foi aprovada na Casa Legislativa e segue para a sanção do Prefeito.

Ainda de acordo com o texto do projeto, a reserva das vagas deve atender ao critério de escolaridade definido pelo edital do processo. Em casos de empate na seleção o candidato mais velho terá preferencia pela vaga.

O parlamentar explicou que o Projeto é importante para oferecer novas oportunidades aos futuros profissionais. “O estágio é um processo importante na formação profissional. A inserção de estudantes idosos nesse campo de trabalho contribui para a promoção da cidadania”, explicou.