TRT-RN promove curso de formação para mediadores e conciliadores

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) traz para Natal, nos dias 10 e 11 de abril, o juiz Rogério Neiva Pinheiro, para ministrar o 2º Curso Formação de Mediadores e Conciliadores em Conflitos Judiciais, para magistrados e servidores.

Para Neiva, por mais que a conciliação seja feita há muitos anos, desde o nascimento da Justiça do Trabalho no Brasil, a compreensão da temática é algo novo. “Isso hoje tem uma dimensão de política pública judiciária e é importante ter noção disso”, afirmou.

Durante o curso, o juiz explicará as diferenças entre negociação, mediação e conciliação por meio de exemplos práticos que acontecem no dia-a-dia das salas de audiência. Outro tema a ser discutido durante o curso será o comportamento psicológico das partes durante cada uma das etapas da conciliação. Segundo Neiva, o curso é importante para que os juízes e servidores entendam as técnicas de conciliação e possam conduzir melhor as audiências, sabendo supervisionar os conciliadores e mediadores.

Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10a Região, atuando como Juiz Auxiliar da Vice Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Rogério Neiva integra a Comissão Nacional de Incentivo à Conciliação do Conselho Superior da Justia do Trabalho e o Comitê Gestor Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça.