Governo encerra atividades do Abril Verde

A governadora Fátima Bezerra participou do encerramento das atividades do Abril Verde, que teve como objetivo criar uma cultura de prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais. A reunião aconteceu no final da manhã desta terça-feira (30), na sede da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal.

“A saúde do trabalhador é um tema muito sensível e que merece toda nossa atenção. E o governo do Estado reafirma o seu compromisso com essa questão, assim como em todas as áreas de nossa gestão. O governo é consciente da importância de seu papel nas ações de prevenção de acidentes de trabalho”, ressaltou a governadora.

A procuradora do Trabalho, Ileana Neiva, destacou que o Ministério Público do Trabalho confia na parceria com o governo estadual nas ações para reduzir os índices de acidentes de trabalho. “O trabalhador brasileiro está adoecendo cada vez mais. No Brasil, mais de R$ 80 bilhões foram gastos nos últimos cinco anos por causa do auxílio-doença. Essa situação tem de mudar. Depositamos nossa esperança em um governo humanizado e harmonizado para enfrentarmos esse problema”, disse.

Durante todo o mês de abril, o Centro Estadual de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública e outros órgãos estaduais, realizou uma série de ações de prevenção a acidentes de trabalho e combate à violência em ambientes de trabalho.

“O papel do CEREST é dar atenção à saúde do trabalhador e da trabalhadora para evitar danos futuros. Precisamos mobilizar a sociedade para esta causa”, disse o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia.

Além de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, proposta pela deputada Isolda Dantas, também aconteceram encontros regionais, palestras, ações educativas.